FERNANDO GIOVANNETTI

 

 

Fernando Giovannetti é o criador, idealizador e designer da marca X – VECTOR guitars and basses e faz pessoalmente junto ao cliente toda a concepção de cada customização e o controle de qualidade de todos os instrumentos fabricados pela marca.

Baixista desde os 15 anos de idade, atua profissionalmente desde 1999. Professor de baixo, produtor musical, sideman de artistas de diversos estilos, e ministra workshops com ênfase no rock/heavy metal.

 

Alguns dos trabalhos mais importantes em ordem cronológica.

 

2001

Com 19 anos de idade substituiu Felipe Andreoli na banda Karma que deixou o posto para ingressar no Angra. Sua estreia na banda foi no Brasil Metal Union e na semana seguinte abriu o show do Angra na Via Funchal – SP para 5000 pessoas.

2002

Excursionou pelo estado de São Paulo e sul do país divulgando o disco Inside the Eyes da banda Karma.

2003

Assumiu o posto de baixista e coordenador da banda de apoio do evento Anime Friends que tinha como objetivo executar as músicas das trilhas sonoras originais de seriados japoneses, cantadas pelos seus interpretes originais vindos do Japão. Temas dos Changeman, Jaspion, Jiraya, Cavaleiros do Zodiaco(Saint Seya), Dragon Ball Z e etc, foram executados pela primeira vez ao vivo no Brasil com seus cantores originais. Em 2007 o evento obteve Record de publico atingindo cerca de 25.000 pessoas em frente ao palco montado no estacionamento da Unisantana SP na hora do show. Dentre os astros japoneses que se apresentou no decorrer dos anos destacam-se: Hironobu Kageyama, Masaaki Endo, Akira Kushida, Iroshi Kitadani, Nobuo Yamada, Mojo, Kouji Wada, Yumi Matsuzawa e Masami Okui.

2004

Montou juntamente com o guitarrista Bill Hudson (Circle II Circle / Cellador) o projeto The Supremacy que contou com a participação de Mark Cross – bateria (ex-Helloween / Firewind) e Joost Van Den Broek – teclado (After Forever / Ayreon)

Ainda ao final desse ano juntou-se ao Aquaria banda que lançou seu debut álbum pela gravadora Avalon/Marquee, mixado pelos renomados Sascha Paeth e Philip Colodetti (Edguy. Epica) obtendo grande sucesso no Japão, Mexico, Russia e Brasil.

2007

Iniciou o projeto Zyon Vega com integrantes do Aquaria e o vocalista Gus Monsanto (Symbolica, Takara, Adagio) projeto esse que deu origem a algumas musicas regravadas posteriormente por Timo Tolkki (Stratovarius) nos discos de sua ultima banda o Revolution Renaissance.

Gravou o segundo disco do Aquaria lançado mais uma vez no Japão, Russia, Mexico e Brasil, desta vez produzido por Tomy Hansen (Helloween / Jorn) e que contou com a participação de Hironobu Kageyama (Changeman / Dragon Ball Z) cantando a faixa bônus japonesa NEO.

Ainda no mesmo ano foi baixista da banda de apoio do cantor Ted Poley (Danger Danger) em sua primeira apresentação no Brasil em São Paulo no mês de agosto.

2008

Ano que deixou o evento Anime Friends, para assumir cargo semelhante como baixista e coordenador da banda de apoio no também evento de cultura japonesa chamado SANA, realizado em Fortaleza – CE. Tocando em julho do mesmo ano para 14.000 pessoas acompanhando os cantores Nobuo Yamada e Yumi Matsuzawa (Cavaleiros do Zodiaco), Kouji Wada (Digimon).

Gravou uma versão para a musica Superstition com o guitarrista Bill Hudson (John Oliva´s Pain – Circle II Circle) para o tributo a Steve Wonder idealizado pelo guitarrista americano Vernon Neilly.

Do final de outubro ao começo de dezembro junto com o guitarrista Gustavo Di Padua (Almah, Aquaria, Endless) excursionou pelo norte e nordeste do Brasil com a banda Glory Opera divulgando o seu segundo disco chamado Equilibrium.

2009

Gravou a o single My Way do cantor Ricardo Bocci (Viper) mixado por Roy Z (guitarrista e produtor do Bruce Dickinson – Iron Maiden) e fez shows ao vivo no estado de São Paulo divulgando a carreira solo do cantor.

Passou a fazer parte da banda do cantor Leo Von (filho do cantor e apresentador Ronnie Von) gravando também o seu debut álbum autointitulado que contou em seu line-up com nomes como Edu Ardanuy (Dr Sin) e Fabrizio Di Sarno (Shaman).

Gravou alguns baixos para o segundo e terceiro discos do projeto Soulspell Metal Opera que conta com os vocais dos melhores cantores de Heavy Metal do Brasil e do Mundo. Em duas de suas faixas do Act III os cantores principais foram Tim “Ripper” Owens (ex Judas Priest) e Mike Vescera (ex Malmsteen).

2010

Gravou e produziu do guitarrista Ricardo Mourão, brasileiro radicado em Londres ex parceiro de banda do guitarrista Richie Faulkner (Judas Priest) e Davey Rimmer (Uriah Heep)

Gravou o disco The Black Knight quinto álbum da banda Wizards que contou com Leo Mancini (Shaman / Nocturnall) na guitarra lançado no Japão e Asia.

2011

No mês de agosto gravou o DVD ao vivo do cantor Pedro Lobo no Teatro Amazonas em Manaus-AM, Teatro considerado um dos mais belos do mundo e que faz parte do circuito internacional de Opera. O DVD foi gravado e mixado por Luis Paulo Serafim o ”LP” engenheiro de som ganhador de 4 Grammys latinos.

Em dezembro do mesmo ano tocou com Fernando e Sorocaba uma das maiores duplas sertanejas da atualidade em 6 shows substituindo temporariamente o baixista Marcos Silva.

2012

Produziu a demo do guitarrista Edu Brandoff (ex Edson e Hudson e Rollemax) e tornou-se baixista e diretor musical de sua banda solo.

Tocou com Leo Von na homenagem a carreira de seu pai o cantor Ronnie Von com participação do mesmo. Show que teve grande repercussão nacional tendo participado de apresentações em emissoras de TV como o programa TODO SEU e MULHERES da TV Gazeta.

2013

De janeiro a junho interpretou um de seus maiores ídolos (Steve Harris) na Children Of The Beast, banda com 20 anos de existência que consolidou-se como Tributo oficial do Iron Maiden na America latina, reconhecida pelo Iron Maiden e considerada uma das melhores bandas tributo ao Maiden do mundo. A banda formada em 1993 apresenta um trabalho tributo fiel em produção, cenário, figurinos, equipamentos, interpretação, performance e principalmente musicalidade.

2014

Janeiro – Assumiu o baixo da banda Madgator e o baixo e produção musical da banda Mad Old Lady.

Fevereiro – abertura do show do Offspring em Belo Horizonte – MG com a Mad Old Lady.

Abril – tornou-se o primeiro e unico brasileiro a ter o apoio da EBS Sweden que fabrica amplificadores e pedais de baixo high-end que tem como endorsers nada menos que nomes como Billy Sheehan, Marcus Miller e Stanley Clark.

Maio –  Dias 9 e 10 shows de abertura da banda Marillion em São Paulo e Rio de Janeiro com a Mad Old Lady.

Junho – Gravou e produziu o disco Power Of Warrior da banda Mad Old Lady em Horsens na Dinamarca ao lado do renomado  produtor Tommy Hansen (Helloween, Jorn, TNT, Preatty Maids) e que teve seu novo logo e toda arte grafica feita pelo Eric Philippe artista belga responsável pelos logos e artes gráficas de bandas como Tarja, Gamma Ray, TNT dentre vários outros grandes nomes do rock internacional.

Setembro – abertura dos shows da tour brasileira da TARJA que promovia o disco Colors in the Dark com a Mad Old Lady. Gravou o DVD ao vivo do guitarrista Ricardo Mourão.

Outubro – ingressou na SE7E Rock Band que conta com experientes músicos do cenário paulistano com intuito de levar ao publico o melhor do classic rock internacional para o circuito de bares de rock de São Paulo.

Novembro – Tocou com o Madgator e gravou entrevista para o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios da Rede Globo representando a Music Kolor pintura de instrumentos que faz as pinturas de seus baixos.

2015

Setembro – Ingressou na banda do Fritz excursionando dentre os meses de setembro, outubro e novembro por mais de 20 das principais cidades dos estado de São Paulo. A banda faz versões exclusivas das tradicionais músicas da Oktoberfest de Santa Catarina mesclando os ritmos tradicionais da música folclórica alemã com rock and roll.

Viajou para os Estados Unidos com a banda Mad Old Lady para duas apresentações no MOTÖRBOAT (Cruzeiro da banda Motörhead). foi o última edição do evento com Lemmy Kilmister em vida e consagrou a banda como única brasileira a ter participado de uma edição do cruzeiro temático. O Line-up do festival contou com nomes como Slayer, Anthrax, Exodus, Suicidal Tendencies e muitos outros além do próprio Motörhead.

Outubro – Tocou com a Mad Old Lady no Churchill´s Pub tradicional casa de rock de Miami junto com a banda Santa Cruz promovento um After Party do Motörboat.

2016

A banda Mad Old Lady muda de nome para Armored Dawn devido aos novos rumos e direcionamento que a banda decidiu tomar em relação a proposta e estilo musical, aproveitando para remixando o álbum Power Of Warrior com o produtor sueco Peter Tägtgren para o tão aguardado lançamento mundial.

Janeiro – Viaja com a Armored Dawn para Buenos Aires – Argentina para gravação de dois video clipes de musicas que gravou e produziu. Uma delas uma versão para o clássico tango de Carlos Gardel, Por Una Cabeza que foi filmado no Teatro Astor Piazzolla. A outra uma versão da música William Fly (The Pirate) com a paticipação de diversos músicos argentinos, dentre eles o baxista Guilhermo Sanches (Rata Blanca) e o vocalista Mario Ian (IAN, ex-Rata Blanca)  gravado ao vivo em uma rua de Buenos Aires.

Abril – Ingressou na banda ASHES que faz shows tributo ao David Bowie.

Maio – Nos dias 6,7 e 8 fez com a Armored Dawn os shows de abertura da tour brasileira para a banda de Metal Progressivo Symphony X em Curitiba – PR, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ respectivamente.

Junho – Dia 17 lançamento digital mundial do disco Power Of Warrior pela EF / Sony Music.

Agosto – Abertura do show do Megadth em BH, primeiro show com a participação do baterista Rodrigo Oliveira (Korzus)

Outubro – no dia 29, Abertura com a Armored Dawn do show do Sabaton na casa de show via Marques em São Paulo
Gravação do clipe “viking soul” com a Armored Dawn no Yosemite park na Califórnia

Novembro – Ingressou na banda Electric Funeral, tributo ao Black Sabbath oficial, com 30 anos de estrada na noite paulistana

2017

Janeiro – dia 4, lançamento mundial do clipe da Armored Dawn “Viking Soul”.

dia 22, inicia turnê europeia com a banda Armored Dawn, acompanhando a banda Fates Warning para realizar shows na Alemanha, Países Baixos (Holanda), Republica Tcheca, Hungria e  Eslováquia.

Fevereiro – no dia 18, participa com a banda Armored Dawn do BMU Legends juntamente com as bandas Liar Symphony, DragonHeart e Dark Avenger