RICARDO FLAUSINO

 

Músico profissional, Ricardo Flausino começou sua trajetória no contrabaixo elétrico aos 12 anos de idade. Estudou no Instituto de Baixo & Tecnologia da Escola de Música & Tecnologia e começou a se apresentar publicamente em diversos palcos de São Paulo e região a partir dos 14 anos de idade.

 

Com influências principalmente no rock, no ano 2000 ajudou a fundar a banda Nonah, ao lado de seu irmão, Rodrigo Flausino (guitarrista, compositor e professor), com a qual dividiu o palco com nomes como Golpe de Estado, Made In Brazil e Patrulha do Espaço. Com duas demos e um CD gravado, a banda Nonah participou de festivais de bandas onde teve destaque principalmente em São Paulo no Manifesto Rock Fest quando ganhou a edição de 2009 e no qual Ricardo foi premiado como melhor baixista do evento.

 

Durante meados de 2010 até janeiro de 2013, foi baixista da banda Children Of The Beast, principal cover do Iron Maiden na América Latina com a qual fez centenas de shows em diversas cidades do Brasil e até no exterior tocando para milhares de pessoas, inclusive em eventos como Sun Rock Festival em João Pessoa (que reuniu nomes como Scorpions, Sepultura e Angra) e Motorcycle Rock Cruise. No período em que esteve na Children Of The Beast teve a oportunidade de dividir o palco com ícones do rock mundial como Paul Di’Anno, Blaze Bayley, Kiko Loureiro, Aquiles Priester, Edu Falaschi, Andreas Kisser, entre outros.

 

 Após o período de estrada com a Children Of The Beast decidiu buscar novas experiências na Europa. Morou em Milão durante o processo de solicitação de sua cidadania italiana e depois seguiu para Londres, onde fez parte do início da banda Lannon, projeto paralelo de músicos do grupo Icon & The Black Roses.

 

 De volta ao Brasil em 2014, chegou a performar com Phil Lewis (a voz do L.A. Guns) em uma breve passagem pelo Brasil no Manifesto Rock Bar. Também integrou um eventual tributo ao Helloween com seus amigos da Children Of The Beast (Iron Maiden Cover) e Bruno Sutter nos vocais. Ainda nesse ano retornou à banda Hardstuff, formada em 2012. 

 

 Atualmente está se dedicando por completo à banda Hardstuff, fazendo shows nas principais casas de rock da grande São Paulo e lançando o seu primeiro single autoral, além de lecionar contrabaixo elétrico.